Pés na Salvação

2 de maio de 2016

Fundamentos do lar cristão



Resumo do livro - Fundamentos do lar cristão

O sucesso da família cristã tem grande dependência de Deus. O Senhor concede a alegria e as diretrizes para que o lar seja feliz. Os pais devem educar os filhos com gentileza e amor, elogiando-os e disciplinando-os. O irmão e/ou a irmã fiel podem influenciar positivamente os outros irmãos na casa, através das orações e do exemplo de fé devotada em Deus. A oração deve ser empregada para se buscar a solução para os problemas, sendo que Jesus concede sabedoria aos que têm íntima relação com ele.
O livro recomenda muita prudência na escolha do cônjuge, e o divórcio é permitido apenas em situações de adultério por algum dos cônjuges. A mera paixão humana não deve ser somente o elemento para se constituir um casamento, sendo que a oração e a aprovação de Deus devem ser levados em conta. O trabalho doméstico e o cuidado da casa, assim como a sua higiene, é de extrema importância para a vida do casal. O cuidado dos filhos deve ser tido como grande estima. A diferença grande de idade pode ser prejudiciosa para o casal, por fatores como morte prematura do mais velho, deixando os filhos órfãos por causa da idade de um dos pais. A escolha do cônjuge ideal deve envolver vários fatores, sendo muito importante o fator da aprovação por parte de Deus. O casal será mais feliz se ambos se envolverem nos labores da vida matrimonial e um ajudar ao outro. 
Ellen aconselha diversas pessoas a suportarem problemas, dos mais simples aos mais graves, com o cônjuge. Ela estimula a fidelidade no lar e a servidão ao Senhor, ainda que surjam grandes provas na fé. Uma vida de fé ajudará a vencer os desafios.
A boa economia deve ser praticada pela família, investindo em saúde e uma boa alimentação. Os princípios da boa economia devem ser aprendidos por todos da família e Ellen faz diferentes recomendações a irmãos da igreja com a finalidade de equilibrar a vida deles. Os recursos não devem ser desperdiçados com extravagâncias, e devem ser empregados em elevar positivamente a condição da família. A obra evangelística da Igreja necessita de recursos bem empregados.
A fé deve ser exercida pelo casal, sendo que devemos nos submeter aos interesse de Jesus. As nossas vontades devem passar pela aprovação do Senhor, para que a felicidade reine entre no lar.
O nosso corpo não deve ser sujeito a más paixões, que denigrem o corpo, pois fomos comprados por grande preço pago por Cristo. A santificação deve fazer parte tanto física quanto mental da vida do casal. O bom ambiente familiar é fortalecido não somente por ações humanas, mas sim pela fé em Cristo.
As crianças são importantes para exercitar o cuidado do pai e da mãe, e devem ser educados com a responsabilidade de levá-los, desde cedo, para Cristo.
A responsabilidade de educar os filhos é do pai e da mãe, sendo que Deus concedeu esse dever aos pais. Nada deve substituir a boa educação vinda dos pais.
Ellen se posiciona fortemente quanto a famílias que tem numerosos filhos, mas com baixa qualidade na educação deles. Ela recomenda que os pais tenham raciocínio de se poderão educar com qualidade os filhos, e ,se não tiverem como sustentar a família, não é recomendável encher a casa de filhos.
Os pais devem dedicar atenção aos sentimentos dos filhos, e devem empreender tempo para se relacionar com eles. A desculpa de "não haver tempo para se dedicar aos filhos" não deve nunca ser usada, sendo que deve-se gastar menos tempo com outras atividades e aumentar o tempo gasto no convívio com os filhos.
O homem deve ser como se fosse o sacerdote, diante de Deus, da casa. Ele deve participar ativamente da vida da família e ajudar a esposa na criação dos filhos e também ser um só com ela.
A mãe deve se dedicar grandemente na educação dos filhos e no trabalho da casa. Nada diminui o valor do trabalho doméstico comparado ao trabalho do marido que sai de casa para trabalhar. Os filhos confiados pelo Senhor serão levados ao céu se as mães se dedicarem com zelo para a educação deles. Seu papel na educação dos filhos é crucial.
Os filhos devem ser educados desde cedo, para que cresçam no caminho do Senhor e sejam uma dádiva para o mundo. Toda a dedicação no cuidado deles será de grande benefício para a sociedade. Os filhos devem ajudar no trabalho doméstico, e os pais devem ensiná-los, com ternura. O trabalho doméstico é de grande importância e fortalecerá em muito os aspectos físicos e mentais do jovem. A preguiça deve ser combatida com o ativo trabalho doméstico. Os filhos devem ajudar os pais nas atividades diárias.
Cristo deve ser apresentado desde cedo pelos pais aos jovens, e uma espécie de filial da Igreja deve ser mantida no lar. A educação deve ser adaptada à idade dos filhos.
Devemos crescer na fé em Jesus, pois o diabo está constantemente, com seus anjos, tentando nos destruir. A fé e a comunhão cristã devem fazer parte de nossa rotina, para que possamos elevar nossos corações ao reino dos céus.

Os jornais sensacionalistas, e outros escritos, frequentemente trazem mensagens que aumentam a imaginação popular acerca de como praticar crimes sem ser pego. As músicas negativas e maus escritos podem ser usados pelo mal para cativar a mente e deturpá-la. As ficções e e romances são leituras que geralmente afastam o interesse do leitor pela Bíblia. Se a mente for acostumada a leituras frívolas, será difícil reter a atenção às Santas Escrituras. Todo o esforço em ler conteúdo edificante na fé e no caráter deve ser empregado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário