Pés na Salvação

29 de novembro de 2015

Moisés - 1 ao 8

Moisés

Capítulo 1:
(1) Deus se revela a Moisés.

(2) O profeta vê a extrema grandiosidade de tudo o que é criado por Deus, sendo que a criação é através do Filho.

(3) Satanás pede que Moisés o adore, o que ele não faz, e turbulências ocorrem na reação de Lúcifer às palavras de Moisés.

(4) Moisés viu, com olhos espirituais, ao Senhor.

(5) Ele também viu a glória de Deus mas não conseguia achar a glória de Satanás.

(6) A criação de tudo, incluindo outros mundos, foi para servir aos intentos de Deus.

“E aconteceu que Satanás clamou com alta voz, com choro e pranto e ranger de dentes; e dali se retirou, sim, da presença de Moisés, de modo que ele não mais o viu.” (v. 22)

“E mundos incontáveis criei; e também os criei para meu próprio intento; e criei-os por meio do Filho, o qual é meu Unigênito.” (v. 33)

“Pois eis que esta é minha obra e minha glória: Levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem.” (v. 39)



Capítulo 2:
É descrita toda a criação feita por Deus, do primeiro ao sexto dia: os seres viventes, os luminares, o firmamento, tudo criação do Senhor.

“E aconteceu que o Senhor falou a Moisés, dizendo: Eis que eu te revelo o que concerne a este céu e a esta Terra; escreve as palavras que eu digo. Eu sou o Princípio e o Fim, o Deus Todo-Poderoso; por meio de meu Unigênito eu criei estas coisas; sim, no princípio criei o céu e a Terra sobre a qual estás.” (v.1)

“E eu, Deus, criei o homem à minha própria imagem, à imagem de meu Unigênito o criei; homem e mulher os criei.” (v. 27)

“E eu, Deus, vi todas as coisas que eu havia feito; e eis que todas as coisas que eu havia feito eram muito boas; e foram a tarde e a manhã o sexto dia.” (v. 31)



Capítulo 3:
(1) Deus abençoou o sétimo dia e descansou de toda a obra da criação.

(2) O Senhor criou todas as coisas espiritualmente, antes de elas existirem fisicamente na Terra.

(3) Adão, que foi formado da terra, foi a “... primeira carne na Terra …” (v. 7).

(4) O Senhor plantou um jardim no Éden, que era cercado por 4 rios.

(5) Adão deu nome às criaturas, as quais o Senhor formou da terra.

(6) O Senhor formou, de uma costela de Adão, a mulher, para ela ser sua adjutora e eles serem uma só carne.

E eu, Deus, abençoei o sétimo dia e santifiquei-o; porque nele eu descansara de toda a minha obra que eu, Deus, criara e fizera. (v. 3)

“E toda planta do campo, antes de estar na Terra, e toda erva do campo, antes de brotar. Pois eu, o Senhor Deus,criei todas as coisas das quais falei espiritualmente, antes que elas existissem fisicamente na face da Terra. Pois eu, o Senhor Deus, não fizera chover sobre a face da Terra. E eu, o Senhor Deus, havia criado todos os filhos dos homens; e ainda não havia homem para lavrar a terra, pois no céu os criei; e ainda não havia carne sobre a Terra nem na água nem no ar;” (v. 5)

“Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; não obstante, podes escolher segundo a tua vontade, porque te é dado; mas lembra-te de que eu o proíbo, porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
E eu, o Senhor Deus, disse a meu Unigênito que não era bom que o homem estivesse só; por conseguinte, farei uma adjutora própria para ele.” (v. 17 e 18)


Capítulo 4:
(1) Satanás disse que redimiria toda a humanidade, se Deus lhe desse a Sua glória.

(2) Jesus Cristo aceitou a vontade do Pai e não reclamou a glória dEle.

(3) Satanás foi expulso do céu, pois se rebelou contra o Senhor e tentou destruir o arbítrio humano.

(4) O diabo engana os humanos e é o pai de todas as mentiras.

(5) A serpente, incitada por Lúcifer, enganou Eva, fazendo ela comer do fruto que Deus proibira.

(6) Eva passou o fruto para Adão, que também comeu.

(7) Após a desobediência, os dois perceberam que estavam nús e se esconderam de Deus.

(8) O Senhor pronunciou os juízos para a serpente, para Eva e para Adão.

E eu, o Senhor Deus, falei a Moisés, dizendo: Aquele Satanás a quem tu deste ordem em nome de meu Unigênito é o mesmo que existiu desde o princípio; e ele apresentou-se perante mim, dizendo: Eis-me aqui, envia-me; serei teu filho e redimirei a humanidade toda, de modo que nenhuma alma se perca; e sem dúvida eu o farei; portanto, dá-me a tua honra.
Mas eis que meu Filho Amado, que foi meu Amado e meu Escolhido desde o princípio, disse-me: Pai, faça-se a tua vontade e seja tua a glória para sempre.
Portanto, por ter Satanás se rebelado contra mim e procurado destruir o arbítrio do homem, o qual eu, o Senhor Deus, lhe dera; e também por querer que eu lhe desse meu próprio poder, fiz com que ele fosse expulso pelo poder do meu Unigênito.” (v. 1, 2 e 3)

“Pois assim como eu, o Senhor Deus, vivo, minhas palavras não podem retornar vazias, pois assim como saem de minha boca têm de ser cumpridas.” (v. 30)



Capítulo 5:
(1) Adão e Eva tiveram vários filhos e começaram a lavrar a terra e a ter rebanhos.

(2) O Senhor revela seus mandamentos à Adão, anuncia a redenção através do Filho Unigênito e Adão exalta ao Senhor.

(3) Adão e Eva comentam sobre a queda e a alegria da possibilidade da redenção.

(4) Eles também foram missionários para seus filhos.

(5) Satanás instigou os humanos a terem atitudes malignas.

(6) Eva gera Caim e Abel.

(7) Caim segue ao diabo, e Satanás o fez fazer uma oferta ao Senhor.

(8) Abel segue ao Senhor e faz uma oferta que Lhe agrada.

(9) A oferta de Caim é rejeitada.

(10)  O Senhor conversa com Caim, mas ele fica irado, ignora a Deus, e o Senhor o adverte em relação às maldades.

(11) Caim e seus irmãos seguiram ao mal, e Adão e Eva se lamentaram pela iniquidade deles.

(12) Satanás faz uma combinação secreta com Caim, para ele matar Abel.

(13) Caim se gloriou no homicídio.

(14) O Senhor pergunta à Caim por Abel, e ele diz que Satanás o tentou e que o castigo de Deus era maior do que ele podia suportar.

(15) Deus põe um sinal em Caim e ele vai para a terra de Node, sendo banido da presença do Senhor.

(16) Ele teve filhos e um deles, Lameque, matou Irade, pois tinha feito convênio com Satanás.

(17) Lameque foi amaldiçoado pelo Senhor e desprezado pelos homens.

(18) As obras malignas começaram a se frutificar entre os humanos e o Senhor amaldiçoou pesadamente a terra e ficou irado com os iníquos humanos, pois não acreditavam no Filho Unigênito.

(19) O evangelho começou a ser pregado pelos anjos santos, pela voz do Senhor e pelo Espírito Santo.

“E Adão e Eva, sua mulher, invocaram o nome do Senhor e eles ouviram a voz do Senhor que vinha do caminho, em direção ao Jardim do Éden, falando-lhes; e eles não o viram, porque estavam excluídos de sua presença.
E ele deu-lhes mandamentos de que adorassem ao Senhor seu Deus e oferecessem as primícias de seus rebanhos como oferta ao Senhor. E Adão foi obediente aos mandamentos do Senhor.
E após muitos dias, um anjo do Senhor apareceu a Adão, dizendo: Por que ofereces sacrifícios ao Senhor? E Adão respondeu-lhe: Eu não sei, exceto que o Senhor me mandou.
E então o anjo falou, dizendo: Isso é à semelhança do sacrifício do Unigênito do Pai que é cheio de graça e verdade.
Portanto, farás tudo o que fizeres em nome do Filho; e arrepender-te-ás e invocarás a Deus em nome do Filho para todo o sempre.
E naquele dia desceu sobre Adão o Espírito Santo, que presta testemunho do Pai e do Filho, dizendo: Eu sou o Unigênito do Pai desde o princípio, agora e para sempre, para que, assim como caíste, sejas redimido e toda a humanidade, sim, tantos quantos o desejarem.” (v. 4 ao 9)

“E todos os que cressem no Filho e se arrependessem de seus pecados seriam salvos; e todos os que não cressem e não se arrependessem seriam condenados; e as palavras saíram da boca de Deus em um firme decreto; portanto, têm de ser cumpridas.” (v. 15)

“Porque não davam ouvidos à sua voz nem acreditavam em seu Filho Unigênito, sim, naquele que ele declarou que viria no meridiano dos tempos, que foi preparado desde antes da fundação do mundo.
E assim o Evangelho começou a ser pregado desde o princípio, sendo anunciado por santos anjos, enviados da presença de Deus, e por sua própria voz e pelo dom do Espírito Santo.” (v. 57 e 58)




Capítulo 6:
(1) Adão seguia ao Senhor, e ele e Eva geraram à Sete, que foi um homem fiel à Deus.

(2) Adão e seus filhos tinham um livro de recordações, que registrava as genealogias e a criação do homem e da mulher.

(3) Satanás exercia grande poder sobre os humanos, os instigando a combinações secretas e a outras desgraças.

(4) Enoque, que era da genealogia de Sete, começou a pregar a mensagem do Senhor aos homens.

(5) Ele foi humilde diante de Deus, e Jeová o fortaleceu.

(6) O Espírito do Senhor o ajudava na pregação aos humanos, que se sentiam temerosos quanto ao profeta.

(7) Ele relata a criação de Deus, a ação do diabo entre os humanos e o chamado que o Senhor fez à Adão.

(8) O motivo do batismo é explicado.

(9) O temor ao Senhor deve ser ensinado aos humanos.

(10) O Plano da Salvação é detalhado.

(11) O Espírito Santo é o Consolador que vem habitar entre nós.

(12) Através de Jesus Cristo, Adão foi arrebatado e batizado, e os humanos devem seguir esse caminho.

(13) Pela poderosa pregação de Enoque, muitos se juntaram ao povo do Senhor, que foi chamado, por Deus, de Sião.

E Adão deu ouvidos à voz de Deus e exortou seus filhos a se arrependerem.” (v. 1)

“Ora, essa profecia Adão pronunciou movido pelo Espírito Santo; e registrava-se uma genealogia dos filhosde Deus. E esse era o livro das gerações de Adão e dizia: No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez.” (v. 8)

“E eles eram pregadores de retidão e falavam e profetizavam e exortavam todos os homens, em todos os lugares, a se arrependerem; e fé foi ensinada aos filhos dos homens.” (v. 23)

“E tendo ouvido essas palavras, Enoque prostrou-se ante o Senhor e falou perante o Senhor, dizendo: Por que é que encontrei graça aos teus olhos? Sou apenas um menino e todo o povo odeia-me, pois sou lento no falar; por que razão sou teu servo?
E o Senhor disse a Enoque: Vai e faze o que te ordenei e homem algum te ferirá. Abre tua boca e ela encher-se-á e dar-te-ei palavras, pois toda carne está em minhas mãos; e farei o que me parecer adequado.
Dize a este povo: Decidi este dia servir ao Senhor Deus que vos fez.” (v. 31 ao 33)

“E aconteceu que quando o ouviram, homem algum lhe deitou as mãos; porque o temor se apoderou de todos os que o ouviram; porque ele andava com Deus.” (v. 39)

“E ele também lhe disse: Se te voltares para mim, e deres ouvidos à minha voz, e creres, e te arrependeres de todas as tuas transgressões, e fores batizado, sim, na água, em nome de meu Filho Unigênito, que é cheio de graça e verdade, que é Jesus Cristo, o único nome que será dado debaixo do céu mediante o qual virá a salvação aos filhos dos homens, receberás o dom do Espírito Santo, pedindo todas as coisas em seu nome; e tudo o que pedires te será dado.” (v. 52)

“Assim se começou a dizer entre o povo que o Filho de Deus expiara a culpa original, de modo que os pecados dos pais não podem recair sobre a cabeça dos filhos, pois estes são limpos desde a fundação do mundo.” (v. 54)

“Portanto, ensina a teus filhos que todos os homens, em todos os lugares, devem arrepender-se, ou de maneira alguma herdarão o reino de Deus, porque nenhuma coisa impura pode ali habitar ou habitar em sua presença; pois, no idioma de Adão, Homem de Santidade é seu nome e o nome de seu Unigênito é Filho do Homem, sim, Jesus Cristo, um justo Juiz, que virá no meridiano dos tempos.” (v. 57)

“Pois pela água guardais o mandamento, pelo Espírito sois justificados e pelo sangue sois santificados;” (v. 60)

“E agora, eis que te digo: Este é o plano de salvação para todos os homens, por meio do sangue de meu Unigênito, que virá no meridiano dos tempos.” (v. 62)


Capítulo 7:
(1) Enoque, inspirado por Deus, ensina ao povo e faz grandes sinais entre os humanos.

(2) O Senhor mostra à ele muitas gerações futuras.

(3) A cor negra desceu sobre alguns cananeus, de forma não-positiva.

(4) A semente de Caim era negra e não tinham lugar com os remanescentes dos filhos de Adão.

(5) Enoque foi arrebatado junto ao Pai e o Filho.

(6) Satanás cobre a Terra de trevas.

(7) Anjos ministravam a palavra de Deus.

(8) O Senhor chora pela maldade dos filhos do homem.

(9) Enoque questiona por que o Senhor estava chorando.

(10) O Senhor destruirá, pelo dilúvio, a maldade na Terra.

(11) Jesus sofre pelos pecados dos humanos, sendo que Ele haveria de voltar ao Pai.

(12) Enoque compreendeu as iniquidades humanas e também chorou.

(13) Noé constrói a arca e Jesus viria no meridiano dos tempos, para derramar o Seu sangue por nós.

(14) O profeta roga ao Senhor que tenha misericórdia de Noé e de sua semente e, também, que a terra não seja mais coberta pela enchente.

(15) O Senhor responde, fazendo aliança com Enoque, de visitar a semente de Noé.

(16) O Messias que virá em triunfo.

(17) As tribulações e a segunda vinda de Cristo, que purificará toda a Terra e ressuscitará os justos para habitar com eles.

E aconteceu que Enoque continuou a falar, dizendo: Eis que nosso pai Adão ensinou estas coisas e muitos acreditaram e tornaram-se filhos de Deus; e muitos não acreditaram e pereceram em seus pecados e esperam com temor, em tormento, que a ardente indignação da ira de Deus se derrame sobre eles.” (v. 1)

“E ele me deu um mandamento de que eu batizasse em nome do Pai e do Filho, que é cheio de graça e verdade, e do Espírito Santo, que presta testemunho do Pai e do Filho.” (v. 11)

“E tão grande era a fé que possuía Enoque, que ele conduziu o povo de Deus; e seus inimigos saíram para batalhar contra ele e ele proferiu a palavra do Senhor e a terra tremeu e as montanhas fugiram, sim, de acordo com sua ordem; e os rios de água desviaram-se de seu curso e o rugido dos leões fez-se ouvir no deserto; e todas as nações temeram grandemente, tão poderosa era a palavra de Enoque e tão grande era o poder da linguagem que Deus lhe dera.” (v. 13)

“E aconteceu que o Deus do céu olhou o restante do povo e chorou; e Enoque prestou testemunho disso, dizendo: Como é que os céus choram e derramam suas lágrimas como a chuva sobre as montanhas?
E Enoque disse ao Senhor: Como é que podes chorar, sendo que és santo e de toda eternidade para toda eternidade?” (v. 28 e 29)

“E a teus irmãos disse eu e também dei mandamento que se amassem uns aos outros e que escolhessem a mim, seu Pai; mas eis que eles não têm afeição e odeiam seu próprio sangue.” (v. 33)

“E aquele que escolhi implorou diante da minha face; portanto, ele sofre pelos pecados deles, desde que se arrependam no dia em que meu Escolhido voltar para mim; e até esse dia eles estarão em tormento;” (v. 39)

“E aconteceu que o Senhor falou a Enoque e contou a Enoque todos os feitos dos filhos dos homens; portanto, Enoque sabia e contemplou as iniquidades e a angústia deles; e chorou; e estendeu os braços e dilatou-se-lhe o coração, como a eternidade; e comoveram-se-lhe as entranhas e toda a eternidade tremeu.” (*v. 41)

“E eis que Enoque viu o dia da vinda do Filho do Homem na carne; e sua alma rejubilou-se, dizendo: O Justo é levantado e o Cordeiro, morto desde a fundação do mundo; e pela fé eu estou no seio do Pai e eis que Sião está comigo.” (v. 47)

“E o Senhor disse: Bendito é aquele por meio de cuja semente o Messias virá; pois ele diz: Eu sou o Messias, o Rei de Sião, a Rocha do Céu, que é extensa como a eternidade; quem entrar pela porta e subir por meu intermédio, jamais cairá; portanto, benditos são aqueles de quem falei, porque virão com canções de alegria eterna.” (v. 53)

“E retidão enviarei dos céus; e verdade farei brotar da terra para prestar testemunho do meu Unigênito; de sua ressurreição dentre os mortos; sim, e também da ressurreição de todos os homens; e retidão e verdade farei varrerem a Terra, como um dilúvio, a fim de reunir meus eleitos dos quatro cantos da Terra em um lugar que prepararei, uma Cidade Santa, para que meu povo cinja os lombos e anseie pelo tempo da minha vinda; pois ali estará meu tabernáculo e chamar-se-á Sião, uma Nova Jerusalém.” (v. 62)

“Mas antes desse dia ele viu grandes tribulações entre os iníquos; e também viu o mar, que se agitava, e o coração dos homens, que desfalecia, esperando com temor os julgamentos do Deus Todo-Poderoso, os quais haveriam de cair sobre os iníquos.” (v. 66)



Capítulo 8:
(1) Matusalém, filho de Enoque, tomou glória para si, quando profetizou que de seus lombos nasceriam todos os reinos da Terra.

(2) Noé e seus filhos seguem a Deus.

(3)  O Senhor protege a Noé, enquanto Ele prega o arrependimento aos humanos, os quais não deram ouvidos à mensagem.

(4) Noé sentiu a tristeza pelo Senhor ter formado o homem.

(5) Deus anuncia o dilúvio.

(6) Noé acha graças aos olhos de Deus, pois ele era um homem justo.

E aconteceu que Matusalém, o filho de Enoque, não foi levado, a fim de que se cumprissem os convênios que o Senhor fizera com Enoque; porque ele verdadeiramente fez convênio com Enoque de que Noé sairia do fruto de seus lombos.” (v. 2)

“E sobreveio uma grande fome na terra; e o Senhor amaldiçoou a Terra com uma dolorosa maldição e muitos de seus habitantes morreram.” (v. 4)

“E deu-lhe o nome de Noé, dizendo: Este filho irá consolar-nos quanto a nossa obra e ao trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou.” (v. 9)

“E Noé e seus filhos deram ouvidos ao Senhor e obedeceram-lhe; e foram chamados filhos de Deus.” (v. 13)

“E o Senhor disse a Noé: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, pois ele saberá que toda carne há de morrer; contudo, seus dias serão cento e vinte anos; e se os homens não se arrependerem, enviarei enchentes sobre eles” (v. 17)

“Acreditai e arrependei-vos de vossos pecados e batizai-vos em nome de Jesus Cristo, o Filho de Deus, assim como nossos pais; e recebereis o Espírito Santo a fim de que todas as coisas se manifestem a vós; e, se não o fizerdes, as enchentes vos sobrevirão; não obstante, eles não deram ouvidos.
E Noé sentiu pesar e doeu-lhe o coração por ter o Senhor formado o homem na Terra; e isso lhe afligiu o coração.
E o Senhor disse: Farei desaparecer o homem, a quem criei, da face da Terra, tanto o homem como os animais e as coisas que rastejam e as aves do ar; pois Noé sentiu pesar por eu tê-los criado e tê-los feito; e invocou-me porque tentaram tirar-lhe a vida.
E assim Noé encontrou graça aos olhos do Senhor; porque Noé era um homem justo e perfeito em sua geração; e ele andava com Deus, bem como seus três filhos, Sem, Cão e Jafé.” (v. 24 ao 27)

Nenhum comentário:

Postar um comentário