Pés na Salvação

1 de novembro de 2015

Bíblia (Jeremias 20 - lutas de Jeremias) e Lição da Escola Sabatina (As lutas e a coragem de Jeremias) - 26/10/2015

Resumo de leitura da Bíblia e da lição da escola sabatina (adventista).

Segunda-feira - 26/10/2015

Lição 5 - Mais tristeza para Jeremias

Fonte: http://www.escolanoar.org.br/novo/blog_pt.asp?nivel=jovens_pt&data=26/10/2015

Jeremias no tronco

Escola sabatina: (1) No capítulo 3, no livro do profeta, é descrito o reavivamento espiritual no reinado de Josias, mas os graves pecados no reinado de Manassés, avô de Josias, influenciaram para que o Senhor decidisse o cativeiro de Judá, como castigo pela apostasia.


(2) O reinado de Josias foi sucedido pela apostasia, causando grande desapontamento em Deus.

(3) Josias morreu ao tentar combater os assirios e egípcios, sendo lamentado pelo profeta Jeremias.

(4) O sacerdote Pasur mandou prender Jeremias no tronco e espancá-lo, a fim de silenciar as profecias de desgraças vindas de Jeová, mas o Senhor pronunciou juízo contra a nação apóstata e o sacerdote.

(5) Após isso, Jeremias anunciou o cativeiro dos judeus no reino do norte: os babilônios.

(6) Devemos estar preparados para a vinda de Jesus, seguindo as mensagens do Senhor para nos prepararmos para o grande dia.


Jeremias 20: (1) O sacerdote Pasur manda prender Jeremias no tronco e espancá-lo.

(2) Judá e Pasur serão levados cativos para a Babilônia, e o sacerdote morrerá lá.

(3) Jeremias expressa sua tristeza, devido ao forte teor das palavras que o Senhor passa para ele.

(4) O Senhor está com Jeremias, fortalecendo ele diante dos que esperam a sua queda.

(5) Jeremias exulta ao Senhor, mas também demonstra tristeza pelo dia em que nasceu.

"Mas, se eu digo: "Não o mencionarei nem mais falarei em seu nome", é como se um fogo ardesse em meu coração, um fogo dentro de mim. Estou exausto tentando contê-lo; já não posso mais!" (v. 9) - referindo-se ao nome do Senhor

"Mas o Senhor está comigo, como um forte guerreiro! Portanto, aqueles que me perseguem tropeçarão e não prevalecerão. O seu fracasso lhes trará completa vergonha; a sua desonra jamais será esquecida." (v. 11)

"Cantem ao Senhor! Louvem ao Senhor! Porque ele salva o pobre das mãos dos ímpios." (v. 13)

"Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo", diz o Senhor.” (Jeremias 1:8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário