Pés na Salvação

20 de dezembro de 2015

Bíblia (I Crônicas 28 - Davi passa o desenho do templo e a bênção do Senhor) e lição da escola sabatina (Livre-arbítrio respeitado por Deus) - 14/12/15

Resumo de leitura da Bíblia e da lição da escola sabatina (adventista).

Segunda-feira - 14/12/2015

Lição 12 - De volta ao Egito

Fonte: http://www.escolanoar.org.br/novo/blog_pt.asp?nivel=jovens_pt&data=14/12/2015

Buscando a orientação divina

Escola sabatina: (1) Houve matanças entre os remanescentes em Judá, e o povo decidiu consultar Jeremias sobre uma fuga para o Egito.

(2) O profeta transmitiu a palavra do Senhor, dizendo que, se eles ficassem em Judá, haveria proteção, e, caso fossem para o Egito, pagariam pela escolha errada.

(3) Apesar da desolação de Judá, causada pela rebeldia, Deus respeita a escolha deles, da mesma forma que Jesus tentou salvar Judas mesmo quando ele decidira trair o Mestre.

(4) Nossas orações devem ter a fé, mas o Senhor sabe o que é melhor para nós e quando deve acontecer tal pedido.

(5) Que a nossa confiança sempre esteja no Deus de Israel!


I Crônicas 28: (1) O rei Davi discursa para o povo sobre sua intenção de fazer um templo para guardar a arca da aliança do Senhor.

(2) O Senhor diz que quem edificará o templo será seu filho Salomão, pois o rei era um homem de guerra que matara muita gente.

(3) Deus abençoará Salomão no trabalho de edificar o templo.

(4) Se Salomão buscar ao Senhor, ele terá bênçãos e a sua descendência também, caso não, o Senhor os rejeitará.

(5) Davi o anima ao trabalho.

(6) São passados os esboços da construção dos objetos do templo.

(7) Deus inspirou Davi a escrever os esboços do templo.

""E você, meu filho Salomão, reconheça o Deus de seu pai, e sirva-o de todo o coração e espontaneamente, pois o Senhor sonda todos os corações e conhece a motivação dos pensamentos. Se você o buscar, o encontrará, mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre. (v. 9)

"E acrescentou: "Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho! Não tenha medo nem se desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine toda a construção do templo do Senhor.” (v. 20)

“Quando nossas orações ficam aparentemente indeferidas, devemos apegar-nos à promessa; pois virá por certo a ocasião de serem atendidas, e receberemos a bênção que mais carecemos. Mas pretender que a oração seja sempre atendida exatamente do modo e no sentido particular que desejamos, é presunção. Deus é muito sábio para errar, e bom demais para reter qualquer benefício dos que andam sinceramente. Não receies, pois, confiar nEle, ainda que não vejais a resposta imediata de vossas orações” (Caminho a Cristo, ps. 93 e 94, Edição de Bolso).


Observação: Acredita-se que o livro de Crônicas fora escrito para lembrar aos israelitas cativos de que a nação de Israel foi governada pelo fiel rei Davi, o qual tinha grande fé no Deus de Israel. Esse capítulo relata o período da construção do primeiro templo, em uma obra cercada pela adoração a Deus, no período áureo de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário