Pés na Salvação

1 de novembro de 2015

Bíblia (Salmo 22 - A vitória após o sofrimento) e Lição da Escola Sabatina (Os simbolismos que levaram à Cristo)- 1/11/2015

Resumo de leitura da Bíblia e da lição da escola sabatina (adventista).

Domingo - 1/11/2015

Lição 6 - Atos Simbólicos

Fonte: http://www.escolanoar.org.br/novo/blog_pt.asp?nivel=jovens_pt&data=1/11/2015

A verdade em símbolos

Escola sabatina: (1) O Senhor utilizou parábolas, símbolos e ilustrações para transmitir ensinamentos aos humanos. 

(2) O primeiro cordeiro (simbolizando Cristo) foi morto quando Adão e Eva pecaram. 

(3) Caim não seguiu à ordem de sacrificar o cordeiro, tendo feito uma oferta diferente da que Deus havia solicitado. 

(4) A serpente de bronze, nos tempos de Moisés, foi usada para salvar os israelitas das picadas venenosas, mas depois virou um ídolo de forma que os hebreus lhe queimavam incenso. 

(5) Quando adoramos símbolos ou algo que se coloca no lugar da adoração a Deus, isso desvirtua a graça do Senhor. 

(6) Antes de Cristo os sacrifícios dos animais prefiguravam a expiação do Messias e, após a vinda do Senhor Jesus, a glória de Cristo é compreendida como o que nos salva do pecado que habita em nós. 

(7) Ellen White, em uma de suas últimas frases, disse saber bem em Quem crera. 

(8) Jesus Cristo é o tema central que expiou nosso pecado e nos reconcilia com o nosso Deus!

Salmo 22: (1) O sofrimento de Davi prefigura o que o Messias haveria de passar. 

(2) O salmista clama ao Senhor em momentos de tristeza e perseguição feita pelos maus. 

(3) Davi também escreve palavras de humildade, se considerando até como um verme. 

(4) Mesmo em suas dificuldades, ele roga ao Senhor que fique perto dele.

(5) Este salmo relata a vitória após momentos de tribulação, pois o Senhor atenta para os que confiam nEle.

(6) A bem aventurança dos que confiam no Deus de Israel e a mensagem de salvação que será anunciada.

Mensagens referentes ao Senhor Jesus:

"Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia?” (v. 1)

"Cães me rodearam! Um bando de homens maus me cercou! Perfuraram minhas mãos e meus pés.” (v. 16)

"Dividiram as minhas roupas entre si, e tiraram sortes pelas minhas vestes.” (v. 18)

"e a um povo que ainda não nasceu proclamarão seus feitos de justiça, pois ele agiu poderosamente.” (v. 31)

A salvação que há de vir

"Clamaram a ti, e foram libertos; em ti confiaram, e não se decepcionaram.” (v. 5)

"Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra.” (Jó 19:25)


"Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.” (II Timóteo 1:12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário