Pés na Salvação

4 de outubro de 2015

Milton Afonso - Fiel empresário cristão e humanitário



O empresário cristão Milton Soldani Afonso

(1) Nasceu em 12/12/1921, filho do José Affonso Filho e Genebra Soldani, só pôde ser registrado no dia 2 de janeiro de 1934, após 13 anos de seu nascimento na pacata cidade Nova Lima/MG.

(2) Ajuda, com R$ 5 milhões, a custear por volta de 60 mil alunos e outros projetos sociais.

(3) Ele realiza estudos bíblicos com amigos.

(4) Tem desprendimento em relação ao dinheiro.

(5) Ele teve origem pobre, com o pai tendo vício em jogos e bebidas, e uma mãe trabalhadora, que fabricava doces para que o garoto pudesse vendê-los, após a escola. Ele adquiriu experiência comercial com tal atividade, e já projetava uma guinada na vida.

(6) Ele conheceu as histórias bíblicas através de sua mãe e, com 9 anos de idade, conheceu a mensagem adventista através de Albert Hagen, em uma pregação em Campinas/SP, onde Milton morava. Ele compreendeu bem as mensagens bíblicas.

(7) Quando jovem, demonstrou ter um bom conhecimento, o que o fez avançar na escola. Depois, por incentivo da mãe, foi estudar no Colégio Adventista (atual UNASP), em São Paulo/SP.

(8) No colégio, sonhava em ser aviador, inspirado em Alberto Santos Dumont.

(9) Ele foi batizado em 1937, pelo pastor Juan Meyer. A Igreja Adventista contava com aproximadamente 400.000 membros.

(10) Milton também já foi líder estudantil contra o presidente Getúlio Vargas. Foi encarcerado e padeceu alguns sofrimentos.

(11) Depois ele decide sair de São Paulo para o Rio de Janeiro e foi lá que encontrou o amor de sua vida: Arlete Carvalho da Silva. Foi paixão a primeira vista e, tempos depois, em 1947, ele se casou com a amada!

(12) Milton se formou em direito, pela Faculdade de Niterói. Recebeu o título de Doutor em Jurisprudência e especialista em legislação trabalhista.

(12) Em 1951, ele criou uma revista especializada em imposto de renda, tendo alcançado a marca de 50 mil assinantes.

(13) Ele teve 4 filhos. A esposa foi batizada em 1959, pelo pastor Roberto Rabello. Ele também hospedou os pais em um apartamento ao lado do seu.

(14) Em abril de 1971, ele, motivado por amigos, criou a Golden Cross, que já chegou a ser a maior companhia de saúde da América do Sul e quarta maior do mundo.

(15) Em 1985, Milton foi convidado por Marco Maciel, então Ministro da Educação, para presidir a OSEC (atual UNISA).

(16) Em 1987, com tanta prosperidade nos negócios, ele decide entregar para a IASD toda administração de seus negócios, o que foi prontamente recusado pelo presidente mundial da Igreja (que disse que o objetivo da Igreja é levar pessoas ao céu, não de administrar muitos bens). Ele tinha diversos estabelecimentos que ajudavam a população em geral.

(17) O presidente Collor assinou um decreto confiscando todo o dinheiro no país. Milton entrou em pânico, e, com a ajuda da freira Irmã Dulce, as entidades filantrópicas conseguiram reaver o dinheiro, inclusive a Golden Cross.

(18) Nos anos 90, a UNISA teve um grande crescimento, oferecendo muitos cursos para milhares de alunos.

(19) Ele ajudou (ou ajuda) milhares de pessoas em condições humildes.

(20) Depois passou a investir recursos nas emissoras de rádio e televisão para divulgar o evangelho do Senhor. Nascia aí a rede Novo Tempo de Comunicação. A emissora tem diversos programas, com uma ótima qualidade, transmitidos para o Brasil e outros países.

(21) Ele é influenciado pelos escritos de Ellen White, nas áreas de educação, assistência social e, principalmente, na saúde.

(22) Em 1995 estudou com o dr. Sangue Lee, sobre princípios de saúde. Ele segue uma dieta vegetariana e cita o 5º mandamento da lei de Deus, quando indagado sobre o segredo de sua longevidade: "Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá." (Êxodo 20:12)

(23) Ele já teve Roberto Marinho (Organizações Globo) como sócio, em um empreendimento. Também recebeu uma ajuda milionária (um milagre) para reerguer a Golden Cross.

(24) Segue o ultimo parágrafo do excelente artigo:
Milton Afonso garante que Deus é seu melhor sócio e mantenedor. Por isso, ao decidir fazer um testamento, deve lembrar-se do seu melhor amigo, do seu sócio mais fiel, do seu Criador. O homem que investiu milhões em dólares para salvar milhões de pessoas tem uma estratégia que pode, quando posta em prática, levar muita gente para o Céu, lugar que tanto acredita e se prepara para habitar. Milton tem uma saúde invejável, uma memória espetacular, e seu sonho mais real é ver Jesus voltar. Nessa ocasião, segundo a Bíblia, Cristo não pisará na terra, todo o mundo verá, vai ouvir e sentir. O evento que motiva Milton Afonso a ser o que é não tem data marcada, mas os sinais na natureza, na economia e na política, indicam que está muito próximo. Segundo o missionário, quanto a esses fatos, não tem dúvida, não há segredo.
(25) Segundo este artigo, estima-se que Milton tenha ajudado de 80 a 100 mil estudantes.

Recomendo a leitura nas fontes do artigo: Adventismo em FocoSão José dos Campos Diário


+ No link do Diario São José Dos Campos, tem vários testemunhos de agradecimentos aos serviços prestados por Milton Soldani Afonso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário