Pés na Salvação

11 de outubro de 2015

Bíblia (Naum 1) Lição da Escola Sabatina (O risco da impiedade) - 9/10/2015

Resumo de leitura da Bíblia e da lição da escola sabatina (adventista).

Sexta-feira - 9/10/2015

Lição 2 - A crise (interna e externa)

Fonte: http://cpbmais.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2015/li242015.php (precisa de cadastro, que é gratuito) 

Estudo adicional

Escola sabatina: (1)
A advertência do Senhor em relação aos que agem voluntariamente de forma pecaminosa, pois, desse jeito, o ser humano está agindo em rebelião contra Deus, devido aos pecados que comete. 

(2) Na história estão registradas pessoas que agiram fazendo o que achavam correto, mas geralmente isso quer dizer que eles estão em desacordo com Deus, pois o coração humano é pecador. 

(3) Sendo assim, um pode achar que está sendo justo, quando, na verdade, pode estar oprimindo ao próximo ou até a si mesmo. 

(4) A Bíblia deve ser estudada e interpretada sobre a orientação do Espírito Santo, pois Ele nos conduz a interpretação correta dela, pois se interpretamos incorretamente, do jeito que quisermos, poderá trazer consequências. 

(5) Os 10 mandamentos, mais outras ordenanças, nos ajudam a seguir um caminho justo diante de Deus. 

(6) Apesar da mensagem de advertência que Jeremias transmitiu aos israelitas, eles achavam que estavam em acordo com Deus, que suas obras eram boas, quando, na verdade, eram más. 

(7) Devemos orar e ler a Bíblia para acertar nossos caminhos. 

(8) Quando o Senhor é esquecido por alguém, o caminho deste pode se tornar tortuoso, devido ao pecado que habita em nossos corações. 

(9) A idolatria corrompeu grandemente o povo de Israel.

(10) O Senhor tentou fazer com que eles se arrependessem e recebessem a misericórdia, mas isso não aconteceu e eles foram levados cativos para a Babilônia, por consequência dos pecados que eles mesmos cometeram.

(11) Mesmo no cativeiro babilônico, o Senhor estava com eles.


Naum 1: (1) O Senhor é justo e misericordioso, mas detesta o pecado.

"O SENHOR é muito paciente, mas o seu poder é imenso; o SENHOR não deixará impune o culpado. O seu caminho está no vendaval e na tempestade, e as nuvens são a poeira de seus pés." (v. 3)

(2) O poder de Deus sobre a natureza.

"O SENHOR é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam," (v. 7)

(3) Juízo de Jeová sobre Nínive (devido às impiedades dela) e a misericórdia com Judá.

(4) No capítulo 3 encontramos alguns dos motivos da destruição de Nínive: "Ai da cidade sanguinária, repleta de fraudes e cheia de roubos, sempre fazendo as suas vítimas!" (Naum 3:1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário