Pés na Salvação

29 de setembro de 2015

Revista Qualimetria (Parte 1) - Influência, engenharia, mudanças, conhecimento, empreendedorismo, Bento XVI

Informações retiradas da revista Qualimetria FAAP, nº 258, fevereiro de 2013


Resumo - Parte 1




Observações:
Entre "" = citações da revista.
Entre [] = comentários meus.

[Revista muito informativa, uma das melhores que li.]





De acordo com o livro 360 graus de influência, de Harrison Monarth (pg. 2)

(1) Quando bebês, podemos obter o que queremos sorrindo e rindo.


(2) "A influência eficaz depende de compreendermos por que as pessoas resistem a mudanças mesmo quando uma ideia ou oportunidade atende aos seus interesses!!!" (pg. 3)

(3) "Diversos pesquisadores respeitados apoiam-se em sete fases principais do ciclo de mudança; fases essas que devem ser consideradas pelos influenciadores durante a preparação de uma iniciativa que pretenda convencer um público a sair do status quo.
A sequência é a seguinte:"
a) O mesmo de sempre: Modalidade de "não inventar moda e deixar as coisas como estão", ou seja, o estado de imobilidade. 
b) Ameaça externa: A possibilidade de perda, um infortúnio iminente, algum tipo de desenlace, uma mudança por meio da introdução de um novo elemento. 
c) Negação: Uma simples recusa em examinar as evidências, em considerar as probabilidades e em enfrentar a verdade. 
d) Lamentação (Pesar): O estado sombrio e confuso de se desprender do que já foi. 
e) Aceitação: O esperado desprendimento do passado com a mente aberta para o que vem em seguida. 
f) Renovação: Descoberta de novas percepções, a emoção diante de um novo começo e de um movimento para o futuro, a sensação de que a visão está se transformando em realidade, o gozo da esperança!!! 
g) Nova estrutura: O novo torna-se o status quo e há uma nova sensação de estabilidade e continuidade.
(4) A importância do neuromarketing (pg. 4)

(5) "Constatamos repetidas vezes, ao longo de vários estudos, que as pessoas se esforçam 30% mais no trabalho quando seu grupo estava competindo com um grupo de menor prestígio!!!" (pg. 5)

(6) Técnica de negociação: "Sente-se em uma cadeira dura!?!?. Além disso, eles percebiam as pessoas com as quais estavam negociando como mais estáveis e menos emocionais." (pg. 6)

(7) "Em termos de influência, estudos comprovam que as pessoas com alto nível de inteligência emocional são mais propensas a se tornar líderes estudantis e, numa fase posterior da vida, influenciadores organizacionais, em comparação a seus colegas possivelmente mais talentosos do ponto de vista acadêmico." (pg. 7)

(8)- "Você precisa ter a capacidade de reconhecer e controlar suas próprias emoções e, desse modo, gerenciar favoravelmente seu relacionamento com os outros." (pg. 7)




Geraldo Alckmin

(9) O governador paulista, Geraldo Alckmin, comenta sobre o avanço da educação no estado de São Paulo, pois foram construídos diversas instituições para capacitar os alunos. (pg. 11)

(10) "O ex-governador Mario Covas: 'Olha, Geraldo, a salvação do governo são os engenheiros, viu!" (pg. 12)

(11) "
Faltam muitos engenheiros para tantas obras que estão sendo realizadas e que vão ser feitas no Estado de São Paulo, em particular." (pg. 12)

(12) "Existe uma grande diferença entre concessão e PPP. A
concessão não envolve dinheiro público. Já a PPP não tem como fazer só com o investimento privado, precisando da participação de dinheiro público." (pg. 12)
[PPP = Parceria público/privada]

(13) Informações sobre a grandeza de SP e sobre a mobilidade dos milhões de pessoas no estado.


(14) "Os profissionais da engenharia são necessários, são indispensáveis para o progresso do país, mas não devem esquecer que têm sobre as suas costas grandes responsabilidades e precisam sempre apoiar-se sobre informações corretas para não emitirem opiniões que levem a catástrofes. Aliás, esse cuidado deve-se ter em todas as profissões, desde a do médico àquela do administrador público, e, principalmente, quando se está a frente de algum cargo no Poder Executivo!!!"(pg. 17)




Cláudio Bernardes

(15) Ele comenta sobre a modernidade, de incentivar as construções em conjunto com a natureza. (pg. 19)




Basílio Jafet

(16) "Atualmente, no Brasil, pode-se dizer que 75% da sua população tem uma vida digna (classes A, B e C), ou seja, são pessoas compradoras, consumidoras e que produzem um círculo virtuoso, pois, adquirindo bens e serviços, contribuem para a movimentação da economia brasileira. Esses 75% dos quase 200 milhões de brasileiros representam que temos praticamente 150 milhões de pessoas consumindo, e tudo indica que nos próximos anos esse número vai aumentar, tornando a nossa economia mais pujante ainda." (pg. 20)

(17) "Apesar de toda essa elevação do preço dos imóveis, uma pesquisa recente feita pelo Serasa para a questão apontou: 'Se você tivesse uma reserva financeira proveniente da poupança ou de uma remuneração maior no emprego, o que você faria?', a resposta unânime em todas as classes foi 'comprar um imóvel!'" (pg. 21)




Aluízio de Barros Fagundes

(18) "Pasmem, senhores, temos a capacidade escolar para formar 180.000 engenheiros por ano. Estamos formando apenas 35.000 deles por ano. (pg. 22)




Sérgio Watanabe

(19) "A educação contínua é obrigatória para que um engenheiro seja continuamente valorizado pelo mercado."(pg. 24)




Eduardo Pedrosa Cury

(20) "Bem, o que quero ressaltar é que todo aquele que tem formação de engenheiro pode trabalhar em outros setores, como foi o caso de tantos que foram cooptados pelo setor financeiro, mas o que é indiscutível é que, com todo o seu conhecimento, a sua capacidade de raciocínio lógico, a sua coragem e ousadia, o engenheiro tem tudo para ter um grande sucesso como empreendedor. O engenheiro qualificado é o grande simplificador..." (pg. 26)




Victor Mirshawka Jr.

(21) "...três maçãs que constituíram o mundo do jeito que ele hoje se apresenta: a maçã de Adão e Eva, representando o "conhecimento religioso", entregue ou imposto às pessoas, a maçã de Isaac Newton, representando o conhecimento científico, desenvolvido pelo ser humano, e a maçã de Steve Jobs, representando os modernos e recentes avanços tecnológicos." (pg. 27)

(22) A importância e a valorização dos nerds, no mundo atual. (pg. 27)

(23) A fórmula que define competência: D= A(Co+H) ---> "D é Desempenho, que se iguala à A (Atitude), que multiplica a soma de Co (conhecimento) e H (habilidade)" (pg.27)




Marcos Alberto de Oliveira

(24) "... um ranking com os cinco principais sonhos dos brasileiros: (pg. 28)
a - Viajar pelo Brasil. 
b - Comprar a casa própria. 
c - Ter seu próprio negócio. 
d - Comprar um automóvel. 
e - Viajar pelo exterior.




Bento XVI (pg. 38 à 45)

(25) O papa que disse "...não ter mais saúde necessária para o desafio de "governar a barca de Pedro e anunciar o Evangelho".

(26) Também a sua postura favorável a intransigência doutrinária.

(27) Teve problemas com a falta de carisma.

(28) Ele é tido como um intelectual.

(29) Se inspira e se parece, em muitos pontos, com santo Agostinho.


(30) "Foi altamente sintomático o diálogo que manteve com os que o arrumavam para uma fotografia oficial. Vendo que ele parecia não fazer muito caso disso, alguém, lhe disse: 'Santidade, uma imagem vale mil palavras.' E ele respondeu: 'E um conceito vale mais que mil imagens!!!'"

(31) O papa Bento XVI publicou 3 encíclicas no seu pontificado. [Citarei algumas partes]

a - Deus é Amor: "A primeira parte tratou da unidade do amor na criação e da história da salvação e refletiu sobre três dimensões do amor: eros, filia e ágape. A segunda parte - caritas - fala da prática do amor pela Igreja como "comunidade de amor", do exercício ao próximo. Eros é o amor entre o homem e a mulher; filia é o sinônimo de amizade e ágape se refere ao amor que une o homem a Deus. Bento XVI advertiu que, para não ser entendido como puro sexo, o eros precisa de disciplina e purificação."
b - Salvos pela Esperança: "O homem tem necessidade de Deus, do contrário fica privado de esperança."Nesta encíclica ele citou Platão, Lutero, Kant, Bacon, Dostoiévski, Engels e Marx."Como cristãos, não basta perguntarmo-nos como posso salvar-me, devemos antes perguntar: o que posso fazer para que os outros sejam salvos e nasça, também para ele, a estrela da esperança?" 
c - Amor na verdade: "... ao desenvolvimento humano integral na caridade e na verdade..."

(32) Um membro da comissão católica acredita que o número de católicos no Brasil ultrapassa 140 milhões e todos os evangélicos sejam por volta de 35 milhões (1/4 dos católicos).

(33) São por volta de 22 mil padres para atender a mais de 140 milhões de católicos brasileiros.


(34) "Dessa maneira, a Igreja Católica manteve o veto ao aborto, à inseminação artificial, ao uso de contraceptivos e à união de pessoas do mesmo sexo, sempre com o argumento de que se trata da defesa de valores da humanidade e não apenas de princípios religiosos do catolicismo."

(35) "Em sua última audiência pública, Bento XVI comoveu-se ao falar e ressaltou: "Obrigado por virem em número tão grande para esta derradeira audiência geral de um pontificado. Neste momento, meu espírito estende os braços para abraçar a Igreja inteira em todo o mundo, e agradeço a Deus pelas 'notícias' que, nestes anos de ministério petrino, pude receber com relação à fé no Senhor Jesus Cristo, à caridade que circula no corpo da Igreja - caridade esta que faz a Igreja viver no amor - e à esperança que nos abre o caminho para a plenitude da vida e nos guia em direção à pátria celeste."

(36) A humildade do Papa em relação ao Deus de Israel: "Não obstante, eu sempre soube que naquela barca estava o Senhor, e que a barca da Igreja não é minha, não é nossa, é Dele - o Senhor não a deixará afundar!!!"

(37) "Nos últimos meses, eu senti que minha força tinha diminuído e pedi a Deus com insistência, através da prece, para que me iluminasse com Sua luz..."

(38) "A gravidade da decisão estava precisamente no fato de que, assim que me tornei papa, daquele momento em diante estava comprometido sempre e para sempre com o Senhor."

(39) "Que viva sempre em nossos corações e no coração de cada um de vocês, a certeza jubilosa de que o Senhor está perto, de que Ele não vos abandona, de que Ele está próximo de nós e nos envolve em Seu amor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário