Pés na Salvação

26 de setembro de 2015

Josué 2 - O bom coração de Raabe, e os israelitas

Josué 2 - Raabe e os israelitas

(1) Dois espias israelitas, enviados pelo novo líder, Josué, vão a terra de Jericó para espiá-la. 

(2) Raabe, uma prostituta pagã, os acolhe em sua casa. 

(3) O rei de Jericó, sabendo da vinda dos espias à cidade, diz à Raabe que mande embora os homens que estão na sua casa. 

(4) Ela diz que os homens já tinham ido embora e os esconde no terraço de sua casa.

(5) Depois ela revela aos dois hebreus que sabia da trajetória vitoriosa que o Deus de Israel vinha conduzindo ao povo, conquistando as terras de Canaã. 

(6) Ela reconhece a soberania de Deus. 

(7) Depois ela diz aos espias que eles poupem da morte a ela e a família dela. 

(8) Ela os conduz para fora de Jericó através de uma corda em sua casa e depois eles recomendam que ela ajunte a família em sua casa e que deixe um laço vermelho em sua janela, para poupá-los da futura destruição vinda dos hebreus. 

(9) Há uma diferença entre os primeiros espias israelitas, de 40 anos antes, que se sentiram impotentes de conquistar a terra de Canaã, e os dois espias de agora, que: "E disseram a Josué: "Sem dúvida o Senhor entregou a terra toda em nossas mãos; todos estão apavorados por nossa causa"." (Josué 2:24) Eles tiveram fé que o Senhor poderia conduzi-los a vitória.

(10) Temos que destacar, também, o bom coração de Raabe, que, mesmo com seus defeitos morais (prostituição), reconheceu o poder do Deus de Israel, e também foi listada no Novo Testamento como exemplo de fé. 

(11) Ela também participa diretamente da genealogia de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário