Pés na Salvação

12 de setembro de 2015

Igreja Adventista - A parábola do semeador e o precipitado voto de Jefté

Cultos na Igreja Adventista


Quarta-feira - 9/9/2015


Tema: A parábola do semeador e o voto de Jefté



 A parábola do semeador, dita por Jesus.

(1) Os solos podem representar os nossos corações.

(2) Que possamos adubar com a comunhão continua com Cristo, para que quando Ele voltar possa nos dar a coroa de glória.

(3) A parábola está registrada em Mateus 13:1-9, Marcos 4:3-9 e em Lucas 8:4-8.



O voto precipitado de Jefté, registrado em Juízes 11:30-40

(1) O gileadita Jefté se preocupou mais consigo mesmo (em ele receber a vitória na guerra contra Amom) ao fazer um voto ao Senhor de que a primeira pessoa que saísse de sua casa para recebê-lo, após a vitória na guerra, seria consagrada em holocausto à Jeová.

(2) Talvez ele tenha feito isso imaginando que algum outro qualquer, pois muitos andavam com ele, fosse sair e ele o consagraria ao Senhor, atendendo a seus próprios desejos e impondo algo a alguém.

(3) Porém o Senhor nos demonstrou uma grande lição quando justamente a única filha de Jefté foi quem saiu ao encontro dele, após a vitória dele.

(4) Jefté certamente se assustou com isso, mas cumpriu seu voto precipitado e sua filha permaneceu virgem por toda a vida, graças ao impulsivo voto.

(5) Devemos ter em mente que não apenas os nossos interesses tem validade para o Senhor, mas o de todos nós.

(6) Diferentemente de muitos de nós, Deus leva muito a sério nossa palavra: "Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto." (Eclesiastes 5:4)

(7) Para ilustrar melhor o tema, o pastor contou a história de que no culto da manhã, em uma capela de uma escola adventista, uma professora de biologia agradeceu pelo trabalho que conseguira, sendo que ela estava ingressando na escola. No mesmo dia, no culto da tarde, a antiga professora de biologia pediu oração pois ela havia sido desligada da escola.

(8) Quantos interesses o Senhor tem que lidar!

(9) Devemos ficar alegres pela vitória dos outros, pois eles também tem o mesmo valor que nós perante Deus.


(10) Se em uma entrevista de emprego 5 pessoas oram a Deus, e uma só passa, os outros devem ficar se lamentando? Não! Deus sabe o melhor! "Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos." (Provérbios 16:3) "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro." (Jeremias 29:11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário