Pés na Salvação

21 de julho de 2015

Bíblia e Lição da Escola Sabatina 3/7/15 - 21/7/15


Resumos de leituras da Bíblia e da lição da escola sabatina (adventista).

3/7/2015 - Sexta-feira

Escola Sabatina
: Nem todos são chamados a trabalhar pessoalmente nos campos missionários, mas todos podem fazer alguma coisa por meio de suas orações e ofertas para ajudar na obra missionária”. 2 ---> Assim, se Deus deseja criar seres que amem (que reproduzam Seu perfeito amor), tem que criar seres livres, que tenham a possibilidade de causar sofrimento e mal no mundo por suas escolhas. A dinâmica do amor e da liberdade exige que Deus nos dê a autonomia necessária para crescermos em amor através de nossa liberdade humana.

Salmo 22: “Tu, porém, Senhor, não fiques distante! Ó minha força, vem logo em meu socorro!” (v.19)



4/7/2015 – Sábado

I Coríntios 12
: Diversidade de dons, que todas as diferentes pessoas possam fazer parte de um só corpo, que é a Igreja de Cristo. Rogar ao Espírito Santo que ofereça dons a favor da fé!



5/7/2015 – Domingo

Escola Sabatina
: O chamado de Abraão, que creu em Deus, mesmo não sabendo para onde iria, mesmo tendo deixado sua família e seu conforto para trás. Terça-feirado isso foi feito porque ele creu nAquele que o chamou. Pela fé dele todas as famílias da terra serão benditas.

Gênesis 12:1-3, Hebreus 11:8-10: Pela fé Abraão seguiu o caminho traçado pelo Senhor, seguindo adiante rumo a promessa feita por Ele.



6/7/2015 – Segunda-feira

Escola Sabatina
: A postura cristã de Abraão perante os outros reis ao ter empreendido um resgate a Ló. A bênção dada por Melquisedeque.

Gênesis 14:8-24: “e abençoou Abrão, dizendo: "Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, Criador dos céus e da terra. E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou seus inimigos em suas mãos". E Abrão lhe deu o dízimo de Terça-feirado.” (v. 19 e 20)



7/7/2015 – Terça-feira

Escola Sabatina
:Abraão seguiu como um estrangeiro e peregrino nas terras pelas quais passou, mas seguiu em frente, aguardando a a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador” (Hebreus 11:10). “E, é claro, o maior exemplo de fé no Antigo Testamento foi o que Abraão se dispôs a fazer com seu filho no Monte Moriá por ordem de Deus.”

Hebreus 11:8-19: Todos estes ainda viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra.” (v.13)



8/7/2015 – Quarta-feira

Escola Sabatina
: Abraão ainda assim foi usado pelo Senhor, porque desejou ser usado por Ele e, dessa forma, o Senhor foi capaz de moldar seu caráter.
Um dos meios que Deus usou para transformar Abraão num reformador e missionário foram suas muitas peregrinações. O ato de viajar é uma forma de educação. Ele torna a pessoa aberta a novas ideias e a possibilidades de mudança.
Ele teve lições em diferentes lugares: com Melquisedeque, sobre a destruição de Sodoma e Gomorra e a prova de fé com Isaque.

Lições espirituais de Abraão em diferentes locais: Moré, em Siquém (Gn 12:6, 7), Hebrom (Gn 13:18–14:20), Manre (Gn 18:1, 20-23) e Monte Moriá (Gn 22:1-14) ---> “Respondeu Abraão: "Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho". E os dois continuaram a caminhar juntos.” (22:8)



9/7/2015 – Quinta-feira

Escola sabatina
: O trabalho missionário de Abraão, a responsabilidade dele em dirigir sua famílias e seus descendentes no caminho do Senhor. A maioria das igrejas primitivas eram estabelecidas no lar e na família.

Hebreus 11:11-20, Gênesis 18:18 e 19 ---> “’Abraão será o pai de uma nação grande e poderosa, e por meio dele todas as nações da Terra serão abençoadas. Pois Eu o escolhi, para que ordene aos seus filhos e aos seus descendentes que se conservem no caminho do Senhor, fazendo o que é justo e direito, para que o Senhor faça vir a Abraão o que lhe prometeu’” (Gn 18:18 e 19)



10/7/2015 – Sexta-feira

Escola sabatina:
 O sacrifício que Abraão se dispôs a fazer, ao quase imolar seu filho Isaque no monte Moriá. Mostra o cordeiro que Deus proveu para morrer em lugar de Isaque para salvar a humanidade.
---Também mostra algumas fraquezas na iniciante fé de Abraão em Deus, ao negar diante dos outros que Sara era sua esposa, por medo deles.
---Acima de Terça-feirado, "Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça." (Gn 15:6).
---Abraão sempre estava disposto a ajudar o próximo.

Gênesis 22, 12:11-13, 20:2 e 15:6: A fé de Abraão em Deus no episódio com Isaque, uma falha sua e sua fé em Deus merecidamente reconhecida.



11/7/2015 – Sábado

Apocalipse 21: A cidade perfeita que virá, edificada pelo Senhor, para os que herdarem a salvação! A purificação dos pecados que não mais vão existir. O Rei da Glória que reinará com os salvos!



12/7/2015 – Domingo

Escola sabatina
: Naamã, que tinha Terça-feirado de confortável, teve lepra e assim conheceu ao Deus verdadeiro, através dos profetas do Senhor. Mostra também o quanto as pessoas ficam mais susceptíveis a buscar a Deus em um momento de dificuldade, por ver no Senhor uma luz em meio a dificuldade.
Diz também sobre as curas de Jesus: sobre o leproso, paralítico, mulher com fluxo de sangue e a filha de Jairo. Foram curados pela fé no Senhor.

Marcos 1:40-45 - A fé do leproso no poder de cura do Senhor.
Lucas 8:41-56 - A fé da mulher e de Jairo no poder de cura do Senhor.
Marcos 2:1-12 - A fé dos amigos do paralítico no poder de cura do Senhor.



13/7/2015 – Segunda-feira

Escola sabatina: O quão importante foi o testemunho cristão de uma simples serva israelita levada para o cativeiro sírio. Ela testemunhou do Deus de Israel para Naamã, chefe do exército sírio, que estava com lepra. Ele foi até Eliseu, fez o que o profeta disse e foi curado da sua lepra.

2 Reis 5: Mostra a história de Naamã, o testemunho da jovem israelita, e o profeta Eliseu, que disse para Naamã se banhar 7 vezes no Rio Jordão, o que ele primeiro murmurou da decisão mas depois fez o que foi dito pelo profeta. Naamã foi curado, reconheceu o Deus de Israel e ofereceu presentes a Eliseu, que os rejeitou. Geazi motivado pela cobiça buscou ocultamente os presentes de Naamã e depois foi descoberto por Eliseu e ficou com a lepra.



14/7/2015 – Terça-feira

Escola sabatina
: Eliseu desejou receber o Espírito Santo que estava com Elias, e ele recebeu quando Elias foi elevado aos céus. Eliseu confiou no poder de Deus e fez milagres, como, por exemplo, a cura de Naamã. Ele cumpriu o que Jesus disse: “Eu Sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer” (Jo 15:5). Ele desafiou a soberba de Naamã, para o curar da lepra, que aceitou isso e foi curado.

2 Reis 2: Milagres---> Elias e Eliseu dividiram as águas do rio Jordão; Elias foi elevado aos céus, em um redemoinho; Eliseu purificou as águas e a terra de Jericó; Enviou duas ursas contra os meninos que o provocavam.



15/7/2015 – Quarta-feira

Escola sabatina: A cura de Naamã. Eliseu atraiu as atenções para o poder vindo de Deus, não dele próprio. “A exigência inicial para a cura de Naamã era fé e obediência. Assim que ele venceu seu orgulho e obedeceu à vontade expressa de Deus, banhando-se sete vezes no lamacento Jordão, foi curado.”

2 Reis 5:11-14: A ordem de Eliseu para Naamã se banhar no rio Jordão e a cura de Naamã, após ter seguido as instruções de Eliseu.
Romanos 6:4-11: "Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça." (v.13)



16/7/2015 – Quinta-feira

Escola sabatina: “Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel..." (2 Reis 5:15). "A confissão de que o Deus de Israel é soberano no mundo é o principal tema da Bíblia."
"Eliseu sabia que a aceitação de
um presente teria estragado a lição que Naamã devia aprender. A cura era obra de Deus e um ato de pura graça."

Apocalipse 14:12; 1 João 5:2,3; Romanos 6:1: A importância de ser fiel aos mandamentos do Senhor!


17/7/2015 – Sexta-feira

Escola sabatina:
--- A fé de Naamã que foi relembrada pelo Senhor no NT, em comparação com a incredulidade de muitos israelitas na época de Naamã.
--- A paciência que devemos ter para com um novo-cristão, em semelhança ao que foi dito por Naamã ("...quando assim me prostrar na casa de Rimom, nisto perdoe o Senhor a teu servo” - 2 Reis 5:18) e a resposta de Eliseu a isso ("Disse Eliseu: "Vá em paz"..." - 2 Reis 5:19).
--- A importância das obras através da fé.
--- A fé da menina israelita capturada, que impressionou Naamã.

2 Reis 6: Eliseu faz flutuar um machado que caiu no rio Jordão. O exército do Senhor que protegeu Eliseu do exército siro (deixando-os cegos). Os conselhos políticos de Eliseu em meio a uma extrema situação de fome no cerco a Samaria.



18/7/2015 – Sábado
Atos 22: Discurso de Paulo para a multidão relatando quando o Senhor apareceu a ele, quando ele ia para Damasco prender mais cristãos. Ele ficou cego e em jejum por 3 dias até Ananias o encontrar e dizer para que ele fosse batizado. Foi dito pelo Senhor que ele deveria levar a mensagem aos gentios. Depois ele foi julgado pela multidão e também era um cidadão romano.



19/7/2015 – Domingo

Escola sabatina: A história de Jonas, que mesmo com suas fraquezas de caráter, foi usado pelo Senhor para pregar o arrependimento a Nínive. Também tem mais uma marca de veracidade da Bíblia, que demonstra as fraquezas de Jonas, descritas no seu livro.

2 Reis 14:25, Jonas 1:1-3, 1:9, 1:12, 2:1-9 e 3:3-10.  A fuga de Jonas quando solicitado pelo Senhor para pregar o arrependimento em Nínive. A oração ao Senhor após ser jogado no mar, pela tempestade que sobreveio; oração dentro do peixe. Pregação em Nínive e o arrependimento dos habitantes daquela cidade.

Eclesiastes 4:
-Toda a opressão que há debaixo do sol;
-Tranquilidade superior ao esforço vão;
-"É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas." (Eclesiastes 4:9);
-Futilidade do poder humano.



20/7/2015 – Segunda-feira
Escola sabatina: O chamado de Jonas. Sua fuga para o oeste, em vez de ir para o leste. O plano original do Senhor era que Israel fosse referência religiosa para os outros povos. Pela sua culpa na tempestade os marinheiros foram convertidos ao Senhor.

Jonas 1: A fuga de Jonas. A tempestade que veio sobre o navio. A sinceridade de Jonas ao dizer que a culpa era dele e que eles deviam jogá-lo no Mar para apaziguar a tempestade. Os marinheiros tiveram compaixão de Jonas e não o jogaram por um tempo, mas depois o jogaram e a tempestade cessou e, com isso, os marinheiros se tornaram os primeiros conversos ao Deus de Israel naquele momento. O Senhor enviou um grande peixe que resgatou Jonas.



21/7/2015 – Terça-feira
Escola sabatina: Jonas esteve no ventre do grande peixe provido pelo Senhor (uma intervenção miraculosa em favor dele). O Senhor, no Novo Testamento, disse que iria passar 3 dias e 3 noites no coração da Terra e que eles poderiam derrubar o templo (o próprio Jesus) que em 3 dias Ele se levantaria da morte”. Jonas orou fervorosamente ao Senhor, e sua oração foi atendida. Jonas foi aos pagãos e se tornou o mais bem sucedido missionário do Antigo Testamento, precedendo os missionários cristãos.

Salmo 51: A imensa humildade de Davi, mesmo em meio a um tremendo pecado. O maior rei de Israel deixou registrado um salmo registrando sua imensa falha, e é um salmo lido por pessoas no mundo inteiro, tornando este salmo lembrado pela humildade do rei Davi em meio aos seus erros perante o Senhor.

“Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.” (v. 10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário